Notícias
Balanço: ISA ENERGIA BRASIL promoveu diálogos sobre conservação e corredores ecológicos na COP16
- Companhia destacou Programa Conexão Jaguar
São Paulo, 21 de novembro de 2024 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder no setor de transmissão de energia no Brasil, apresentou suas iniciativas voltadas para a preservação e a regeneração de corredores ecológicos e a conservação da biodiversidade durante a COP16, a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que foi realizada em Cali, na Colômbia, entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. Durante o evento, a companhia esteve presente em conjunto com seu acionista controlador ISA, e juntas reforçaram seu compromisso com o impacto ambiental positivo por meio do Programa Conexão Jaguar.
Desenvolvido pela empresa na América Latina, o programa é uma iniciativa que fornece, de forma voluntária, apoio técnico e financeiro para proprietários de terras que desejam preservar suas áreas por meio do desenvolvimento de projetos que gerem a emissão e a comercialização de créditos de carbono com os mais elevados padrões internacionais (VCS, CCB e Gold Standard). Dessa forma, o Conexão Jaguar promove a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento das comunidades locais e a mitigação das mudanças climáticas.
A companhia conta com duas iniciativas no Brasil — uma no Mato Grosso do Sul, no Pantanal, e outra no Acre, na Amazônia — que juntas somam mais de 175 mil hectares. “Entendemos que o Conexão Jaguar pode alavancar a preservação e até a restauração de áreas críticas no Brasil e na América Latina, servindo como exemplo para outras empresas e instituições que possuem esse mesmo objetivo de gerar impacto socioambiental positivo”, comenta Mayara Ribeiro, coordenadora de sustentabilidade da ISA ENERGIA BRASIL.
Com atuação em 18 estados e responsável por cerca de 30% da energia transmitida no Brasil, a empresa conta com operações que abrangem os diversos biomas do país e considera o tema da biodiversidade como uma das alavancas utilizadas para a geração de valor sustentável. “Estar presente na COP16 permitiu apresentar as nossas iniciativas em prol da biodiversidade, como também mostrou que estamos no caminho certo em nossa estratégia. Durante o evento, reafirmamos o nosso compromisso com a promoção de impactos socioambientais positivos em alinhamento com as discussões globais sobre sustentabilidade”, afirma Mayara.
Principais contribuições
No dia 21, a ISA e suas empresas contribuíram com o tema Plano REDD+ de Proteção da Biodiversidade no Brasil, contando a experiência do Programa Conexão Jaguar. No dia seguinte, exibiram o documentário Diário de uma Onça, que teve apoio da ISA CTEEP. O filme narra a jornada verídica de três gerações de onças-pintadas que conseguem sobreviver no Pantanal (MS), graças ao trabalho de reintrodução dos felinos na natureza promovido pela ONG Onçafari.
No dia 24, participaram do debate sobre as oportunidades para a formação e a preservação de corredores socioecológicos, destacando como os setores público e privado estão se unindo em prol dessa causa, em painel organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a WayCarbon e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (SEMIL). Por último, no dia 29, também dividiram suas experiências com os projetos de conservação no Brasil, no Fórum ICC - Bioeconomia, uma Nova Forma de Geração de Negócios Rentáveis e Sustentáveis.
Ativação Água JaguaR
Além disso, a ISA e suas empresas realizaram ações de ativação nos pontos de hidratação da COP16, criando a Água JaguaR. Dentro da palavra ‘jaguar’ existe a palavra ‘água’, que foi o mote para a criação da ativação que tinha como objetivo destacar a importância da preservação do jaguar e da biodiversidade como um todo. “O jaguar, também conhecido como onça-pintada aqui no Brasil, tem um papel fundamental nos ecossistemas em que está presente. Ele indica que a biodiversidade, a água e as florestas estão preservadas e em equilíbrio. Por isso, para contar ao mundo sobre os compromissos da ISA com o planeta, criamos a água JaguaR e a levamos para a COP16”, finaliza Mayara.
Sobre a ISA ENERGIA BRASIL
A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil.
Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
- Informações para a imprensa: ISA ENERGIA BRASIL – RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
[email protected]