Notícias
ISA CTEEP CONCLUI PRIMEIRO GREEN LOAN DE SUA HISTÓRIA
A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, concluiu o seu primeiro Green Loan, sendo o primeiro contrato de uma transmissora de energia junto ao BNDES a receber essa certificação para financiamento relacionado a Planos de Investimentos em modernização e melhorias sistêmicas. O reconhecimento se refere à captação de até R$ 567,4 milhões em créditos verdes para apoio em mais de 250 projetos que proporcionam a ampliação da transmissão de energia de fontes de baixo carbono, com desembolsos a partir de março de 2022. Até o momento, já foram liberados R$ 227 milhões.
A classificação foi obtida por meio de análise independente da certificadora Natural Intelligence (NINT), a qual avaliou que a companhia possui boas práticas para a captação de empréstimos e para a emissão de títulos verdes. Empréstimos verdes são os financiamentos que têm como finalidade auxiliar a prática de atividades sustentáveis, que utilizem recursos naturais com responsabilidade.
“O Selo Verde comprova que estamos de acordo com os Green Loan Principles (GLP) e atesta os aspectos ambientais da aplicação dos recursos financiados pelo BNDES para um futuro sustentável do setor. A contratação dessa linha de crédito está atrelada ao nosso compromisso de executar projetos responsáveis e sustentáveis para alcançar as metas estabelecidas até 2030 e com foco na geração de valor sustentável”, explica Carisa Cristal, diretora executiva de finanças e relações com investidores da ISA CTEEP.
A companhia foi a primeira transmissora a emitir Greenbonds (debêntures verdes) no Brasil e conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro em seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), do Programa Brasileiro GHG Protocol, referente à divulgação das emissões do ano-base de 2021.
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 30 mil km de circuitos e 133 subestações próprias (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
Informações para a imprensa
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]