Notícias
ISA CTEEP obtém termo para operação definitiva da Subestação Lorena, a primeira digital do Sistema Interligado Nacional (SIN)
- Empreendimento duplica a confiabilidade do abastecimento de energia para a região do Vale do Paraíba
São Paulo, 03 de novembro de 2021 – A ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia do País, obteve, na última semana, do Operador Nacional do Sistema (ONS), o Termo de Liberação Definitivo (TLD) para a subestação Lorena, localizada no interior de São Paulo e inaugurada em outubro. A subestação recebeu o Termo de Liberação Definitivo (TLD) para a maioria do empreendimento em setembro. Agora, foi emitido TLD complementar, com direito a recebimento de receita retroativa ao dia 22 de outubro.
O empreendimento é o primeiro a contemplar a aplicação da solução digital na rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A subestação beneficiará o Vale do Paraíba, maior polo de tecnologia de São Paulo, pois duplica a confiabilidade do abastecimento de energia para a região, que passa a contar com um sistema redundante, no caso de falha do primeiro, assegurando a continuidade do serviço e contribuindo com todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Mais de 200 empregos foram gerados durante a obra, que contou com investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de R$ 238 milhões. Com a obtenção do TLD, a companhia terá direito a 100% da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 11,8 milhões no ciclo 2021-2022.
Conheça os principais benefícios e diferenciais da subestação digital:
Confira as fotos da Subestação Lorena e do evento de inauguração
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.600 colaboradores, a ISA CTEEP atua em 18 Estados, operando uma rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
- Informações para a imprensa: ISA CTEEP – RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
[email protected]
Sobre a TAESA
A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA – é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil em termos de Receita Anual Permitida (RAP). A empresa é exclusivamente dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, com 12.362 km de linhas em operação e 1.746 km de linhas em construção, totalizando 14.108 km de extensão e 101 subestações. Além disso, possui ativos em operação com nível de tensão entre 230 e 525kV, presença em todas as 5 Regiões do país (18 Estados e o Distrito Federal) e um Centro de Operação e Controle localizado em Brasília. Atualmente a TAESA detém 41 concessões de transmissão: (i) 10 concessões que compõem a empresa holding (TSN, Novatrans, ETEO, GTESA, PATESA, Munirah, NTE, STE, ATE e ATE II); (ii) 11 investidas integrais (Brasnorte, ATE III, São Gotardo, Mariana, Miracema, Janaúba, Sant’Ana, São João, São Pedro, Lagoa Nova e Ananaí); e (iii) 19 participações (ETAU e os Grupos AIE e TBE). A TAESA se destaca pelo seu alto nível de conhecimento técnico, elevados padrões de gestão e habilidades operacionais, a fim de garantir um retorno satisfatório para seus acionistas e um ambiente de trabalho motivador para seus empregados.
- Informações para a imprensa: GBR Comunicação
Carla Falcão – [email protected]
Jeferson Ribeiro – [email protected]
Guilherme Revitto – [email protected]