Notícias
ISA CTEEP (TRPL3; TRPL4) OBTÉM, PELA PRIMEIRA VEZ, NOTA A- NO CARBON DISCLOSURE PROJECT (CDP)
A ISA CTEEP (TRPL3; TRPL4), líder no setor de transmissão de energia do País, pela primeira vez, é nota A- no questionário de mudanças climáticas do Carbon Disclosure Project (CDP). A companhia registrou um salto na classificação geral, passando de uma nota C, em 2021, para a A-, neste ano. O índice avaliou os dados climáticos reportados por cerca de 20 mil empresas, cidades, estados e regiões em todo o mundo e analisou os riscos, as oportunidades e os impactos ambientais críticos, de modo a fornecer insumos para tomadas de decisão das companhias e dos investidores.
“Obtermos a nota A- nesse importante ranking nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo para continuarmos a nossa jornada sustentável, com máxima transparência. Buscamos a evolução contínua para a neutralidade em carbono, sempre com foco na mitigação de impactos ambientais em todo o ciclo de vida dos nossos ativos, desde a construção até a operação e manutenção”, diz Ana Carolina David, gerente de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da ISA CTEEP.
A transmissora é signatária do Pacto Global desde 2011 e elencou sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários, dentre eles o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e o ODS 15 – Vida Terrestre. Neste último, atua por meio do Conexão Jaguar, programa bandeira de sustentabilidade com foco na conservação da biodiversidade, na mitigação das mudanças do clima e no desenvolvimento de comunidades locais. A companhia possui metas anuais de ecoeficiência para redução das emissões de CO2 e realiza, desde 2019, a compensação integral das emissões dos Escopos 1 e 2, exceto perdas.
Abaixo, confira algumas das iniciativas da empresa iniciadas neste ano:
- Estruturação do Comitê ASG, com a participação da alta administração da companhia, cuja principal função é o monitoramento e a supervisão do progresso dos objetivos e das metas relacionados a questões sociais e ambientais;
- Participação no Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate) para contribuir com discussões sobre o tema, como os estudos de novos materiais para estruturas de torres de transmissão, a fim de aumentar a resistência mecânica com menor peso frente aos eventos climáticos, e o uso de software para monitoramento de descargas atmosféricas em tempo real;
- Investimentos em iniciativas que contribuem com a transição para a economia de baixo carbono, como o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro, essencial para ampliar a integração de fontes renováveis intermitentes ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto iniciou a operação em novembro deste ano e foi instalado na Subestação Registro (SP);
- Início do desenvolvimento de processo de análise dos eventos climáticos que apresentam riscos críticos à operação da companhia, como ventos e queimadas.
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 30 mil km de circuitos (cerca de 26 mil em operação e 2,9 mil em construção), incluindo as empresas controladas e controladas em conjunto, e 133 subestações próprias (125 em operação e 8 em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
Informações para a imprensa:
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
[email protected]