img_header_isaenergia

Notícias

30/01/25

ISA ENERGIA BRASIL assina protocolo de intenções com o Governo Estadual da Bahia para projeto de transmissão Serra Dourada

ISA ENERGIA BRASIL assina protocolo de intenções com o Governo Estadual da Bahia para projeto de transmissão Serra Dourada

São Paulo, 30 de janeiro de 2025 – A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no país, assinou na última terça-feira (29), protocolo de intenções com o governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A manifestação tem o objetivo de viabilizar o desenvolvimento do Projeto Serra Dourada, fruto do Leilão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 01/2023, que prevê implantação de cerca de 1.000 quilômetros de linhas de transmissão, vai gerar aproximadamente 6.000 postos de trabalho e 3.2 bilhões de investimento (conforme CAPEX previsto pela ANEEL).

“O Projeto Serra Dourada é o maior investimento atual em transmissão no estado e está entre os maiores investimentos privados do país. Esse empreendimento promoverá um importante benefício sistêmico ao Oeste baiano, superando gargalos existentes que atualmente já restringem a operação de algumas usinas solares e eólicas e limitam o potencial de desenvolvimento de novas usinas na região. Além disso, permitirá a instalação de indústrias e projetos de mecanização de importantes cultivos agrícolas, como algodão e soja, que refletirão positivamente na economia do Estado nas próximas décadas e ativamente contribuem com a transição energética nacional”, afirma Dayron Urrego, diretor de projetos da ISA ENERGIA BRASIL.

O Vale do São Francisco e o Oeste baiano serão beneficiados com um importante aporte ao setor elétrico da região, com a viabilização de novos pontos de conexão para escoamento do potencial de geração de energia renovável na Bahia, assim como a melhoria da confiabilidade elétrica que atende os municípios e indústrias da região.

O prazo ANEEL para a energização do empreendimento é setembro de 2029. As obras contarão com 17 canteiros no Estado, que serão mobilizados logo após a emissão da licença para a instalação, prevista para meados de abril de 2025.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto Serra Dourada

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil.

Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Informações para a imprensa

RPMA Comunicação

Kelly Queiroz – (11) 94216-3176

Sara Saar – (11) 97566-2433

[email protected]

Ver todas as notícias
Sustentabilidade

06/01/25

ISA ENERGIA BRASIL integra ICO2 pelo terceiro ano consecutivo

A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no país, integra, pelo terceiro ano consecutivo, o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3). Desenvolvido em parceria entre a Brasil, Bolsa, Balcão (B3) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ICO2 foi criado, em 2010, com o propósito de ser um instrumento indutor de discussões sobre as mudanças de clima no Brasil. Para integrar a carteira, as empresas precisam estar na IBrX-100, ter aderido à iniciativa do ICO2 e reportar os dados de seu inventário anual de gases de efeito estufa (GEE) de acordo com o nível de abrangência e prazo definidos pela B3. São listadas aquelas que se destacam pela qualidade e desenvolvimento de iniciativas na gestão de suas emissões e apresentam maior eficiência na relação emissões x receitas brutas, contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Saiba mais