img_header_isaenergia

Notícias

17/04/25

ISA ENERGIA BRASIL inaugura Núcleo Conexão Cultural em Guarulhos

Iniciativa oferece 100 oportunidades de capacitação, entre os cursos de Iluminação Cênica e Cultura Digital

São Paulo, 17 abril de 2025 –A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, inaugurou nessa terça-feira (15) o Núcleo Conexão Cultural no município de Guarulhos (SP). A iniciativa, que é patrocinada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura e pelo Ministério da Cultura, oferece 100 oportunidades de capacitação para a população local, sendo 50 vagas para Cultura Digital e outras 50 para a capacitação de Iluminação Cênica, com foco na democratização do acesso à educação.

"Na ISA ENERGIA BRASIL, por meio do Programa Conexão Desenvolvimento, temos o propósito de contribuir com projetos que apoiam a educação e formação da população. Acreditamos que essa contribuição é fundamental para fortalecer o desenvolvimento social nas regiões de atuação da companhia”, afirma Ana Carolina David, gerente de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da ISA ENERGIA BRASIL.

No primeiro semestre, está sendo oferecido o curso de Cultura Digital, que aborda conceitos fundamentais da informática até a criação de páginas web funcionais e visualmente atrativas. Entre as disciplinas contempladas estão: Introdução ao Mundo Digital, Informática Básica, Redes Sociais, Ferramentas Digitais e Web Design. Os participantes também desenvolverão um projeto aplicado e terão a oportunidade de exercitar os conhecimentos criando um site voltado para a temática cultural, consolidando a atuação no universo digital. No segundo semestre, será promovido o curso de Iluminação Cênica, ampliando as possibilidades de formação na área cultural. As duas formações contarão com um total de 196 horas cada.

Os alunos recebem material didático e cesta básica mensal, desde que estejam frequentando regularmente as aulas, que são ministradas na Rua Comendador João Torquarto Lazarini, 804 - Vila Nova Bonsucesso. A iniciativa integra as ações do Projeto Jacarandá, da ISA ENERGIA BRASIL, localizado em Guarulhos (SP).

Os interessados em participar desse projeto podem se inscrever pelo site: https://nucleoconexaocultural.com.br/culturadigital/

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil do tipo smart valves.


Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (130 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Informações para a imprensa

RPMA Comunicação

Kelly Queiroz – (11) 94216-3176

Sara Saar – (11) 97566-2433

[email protected]

Ver todas as notícias
Inovação

16/04/25

ISA ENERGIA BRASIL desenvolve novas tecnologias que resultam na redução de 20% em emissão de gás utilizado no setor

Em compromisso com a inovação, a eficiência operacional e a sustentabilidade, a ISA ENERGIA BRASIL – líder em transmissão de energia no País – avança na implementação de novas tecnologias para contenção do SF₆ (hexafluoreto de enxofre). Essencial no setor elétrico por suas propriedades isolantes, esse gás possibilita que equipamentos de alta tensão sejam mais compactos, reduzindo a necessidade de espaço físico nas subestações. No entanto, a emissão desse gás contribui de maneira significativa para a intensificação das mudanças climáticas, com um potencial de aquecimento global 24.300 vezes superior ao CO₂ (dióxido de carbono) e uma permanência na atmosfera de até 3.200 anos (fonte: IPCC).

Saiba mais