img_header_isaenergia

Notícias

19/12/24

ISA ENERGIA BRASIL sedia reunião para formar grupo de trabalho do Plano de Operação para o Verão 2024/2025

Investimento da empresa é de mais de R$ 200 milhões;

Objetivo é preparar a rede de transmissão para evitar ocorrências durante a alta temporada e atuar com máxima agilidade em caso de eventual contingência;

Plano emergencial conta com uso de helicóptero e apoio de subestação móvel.

São Paulo, 19 de dezembro de 2024 – Diante da crescente demanda por energia durante o verão, nas regiões da Baixada Santista, do Litoral Norte e do Litoral Sul de São Paulo, a ISA ENERGIA BRASIL – líder em transmissão de energia no Brasil – sediou a reunião para formar o grupo de trabalho do Plano de Operação para o Verão 2024/2025, com a participação de diversos agentes, incluindo transmissoras e distribuidoras locais, resultando em um acordo firmado no último mês.

No encontro, os agentes firmaram pactos de apoio mútuo para monitorar continuamente as condições do sistema responsável pelo atendimento das regiões, além de estabelecer uma atuação conjunta, com recursos e equipes, em caso de eventuais contingências. A iniciativa é essencial para assegurar a confiabilidade no fornecimento de energia durante o período de alta demanda, especialmente nas festas de fim de ano.

Plano ISA ENERGIA BRASIL

Com o compromisso de manter sua rede de transmissão disponível para operação, a ISA ENERGIA BRASIL investirá mais de R$ 200 milhões até o final deste ano para o cumprimento deste Plano. A empresa também conta com um plano robusto de operação, de manutenção e de renovação de ativos, no qual constam inspeções e manutenções em 23 subestações com a substituição de 420 equipamentos, e inspeções aéreas, terrestres e manutenções em linhas de transmissão.

Ainda, a empresa dispõe de um plano de contingência que envolve pessoas, materiais e outras iniciativas que contribuem para agilizar o deslocamento de equipes para as áreas de difícil acesso, como um helicóptero estrategicamente localizado em Cubatão. Conta também com o apoio de uma subestação móvel de outro agente, uma solução temporária de fornecimento de energia que pode ser utilizada em situações emergenciais.

Outra frente importante é a renovação do parque instalado. Grande parte da infraestrutura da Baixada Santista foi construída na década de 1970, o que torna necessária sua constante modernização. Em reforços e melhorias, que visam à modernização de ativos já existentes, estão sendo realizadas melhorias de equipamentos, como transformadores de potência e corrente, disjuntores e sistemas de proteção e controle.

Com iniciativas que se estendem até a segunda semana de março de 2025, a empresa ainda terá equipes estrategicamente localizadas, kits de torres de transmissão de emergência (podem ser montadas em apenas um dia) e realocação de transformadores.

“O Plano Verão tem como finalidade preparar a rede de transmissão para evitar ocorrências durante a alta temporada e atuar com máxima agilidade em caso de uma eventual contingência, mas principalmente reforça uma cooperação e coalisão setorial em prol da sociedade”, explica Bruno Isolani, diretor-executivo de operações da ISA ENERGIA BRASIL.

Pioneirismo - Sistema de armazenamento

Para a operação, a empresa também conta com o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro, considerado fundamental para assegurar o abastecimento em momentos de pico de consumo. Instalado na Subestação Registro (SP), uma das responsáveis pela transmissão de energia para o Litoral Sul de São Paulo, o sistema está planejado para dar até 18 descargas para manter o suprimento de energia.

Como exemplo, no Réveillon de 2022/2023, o Litoral Paulista registrou a demanda de 1.685 MW, energia suficiente para atender o equivalente a 5,7 milhões de pessoas, mais do que o dobro da população fixa da região. Na ocasião, a ISA ENERGIA BRASIL colocou em operação o seu sistema de armazenamento, que realizou, em 31 de dezembro de 2022, às 19h21, a primeira descarga de energia armazenada no sistema de transmissão para reduzir o pico de carga e evitar interrupção no fornecimento para a população. E, no mesmo dia de 2023, realizou a segunda descarga.

Sobre a ISA ENERGIA BRASIL

A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil.

Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Informações para a imprensa


RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
Sara Saar – (11) 97566-2433
[email protected]

Ver todas as notícias
Sustentabilidade

17/12/24

Gestão ambiental: ISA ENERGIA BRASIL expande certificação ISO 14001 para 55 subestações

Em compromisso com a adoção das melhores práticas ambientais em suas operações, a ISA ENERGIA BRASIL – líder em transmissão de energia no país – anuncia a expansão da certificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental para 55 subestações com o acréscimo de 28 ativos em 2024. Pela primeira vez, a companhia ainda obteve a certificação de sua sede corporativa, em São Paulo.

Saiba mais