img_header_isaenergia

Notícias

25/10/23

Pelo 4º ano consecutivo, ISA CTEEP conquista o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

  • Companhia tem a meta de reduzir a emissão de 2 milhões de toneladas de CO² no planeta até 2030 por meio do Programa Conexão Jaguar, além de medidas de ecoeficiência e novos negócios de energia.


São Paulo, 25 de outubro de 2023
– Pelo quarto ano consecutivo, a ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), em seu inventário de emissões de gases de efeito estufa. O Programa tem como objetivo estimular a cultura de inventário das emissões de gases do efeito estufa (GEE) nas organizações para promover uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil.

Com a publicação do inventário corporativo completo e auditado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), a companhia alcançou sua recertificação com o mais alto nível de qualificação no PBGHG, cuja metodologia foi desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e adaptada ao contexto brasileiro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo da ISA CTEEP em contribuir com informações claras para a sociedade, por meio da divulgação do nosso inventário, publicado no Registro Público de Emissões. Na companhia, acreditamos que a transparência aliada à responsabilidade ambiental e social é essencial para um futuro mais sustentável”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da ISA CTEEP.

A participação da companhia no Programa Brasileiro GHG Protocol acontece desde 2017 e está alinhada com sua estratégia de geração de valor sustentável. Por meio do inventário de GEE, é possível mensurar as emissões de gases na atmosfera, analisar os impactos dos esforços adotados para a mitigação das emissões e levantar as informações necessárias para a elaboração de planos com foco na transição para uma economia de baixo carbono.

Desde 2019, a ISA CTEEP é carbono neutro nos Escopos 1 e 2 (excluindo as perdas técnicas da transmissão) e tem a meta de reduzir a emissão de 2 milhões de toneladas de CO² no planeta até 2030 por meio de medidas de ecoeficiência em sua operação, que visam a reduzir o consumo de água e energia e a emissão de resíduos e gás SF6 (hexafluoreto de enxofre), essencial para o setor elétrico. Ainda, busca desenvolver novos negócios de energia, como armazenamento de energia, que contribui com a transição energética.

Também contribui com a meta o Conexão Jaguar, seu principal programa de sustentabilidade que, no Brasil, atua na preservação de mais de 135 mil hectares na região da Serra do Amolar, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), e foi responsável pela primeira certificação de créditos de carbono no Pantanal. A empresa também.


O Programa Brasileiro GHG Protocol

Para conferir o evento anual do Programa – Ciclo 2023, acesse aqui. Para conhecer o inventário da ISA CTEEP, acesse o site do Registro Público de Emissões (RPE). Nessa plataforma, são divulgados os inventários corporativos das emissões de gases do efeito estufa das organizações participantes.

Criado em 2008, o Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável por adaptar o método GHG Protocol ao contexto nacional e desenvolver ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de GEE. O desenvolvimento do programa também contou com a parceria de órgãos como o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).


Sobre a ISA CTEEP

Pioneira no desenvolvimento de inovações que contribuem com a transição energética, a ISA CTEEP é formada por mais de 1.600 colaboradores e atua em 18 Estados do Brasil, operando uma rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. A companhia está comprometida em contribuir com a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas e promove programas que geram impactos sociais e ambientais positivos. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

  • Informações para a imprensa: ISA CTEEP – RPMA Comunicação
    Kelly Queiroz – (11) 94216-3176
    Sara Saar – (11) 97566-2433
    [email protected]


Ver todas as notícias
Sustentabilidade

19/10/23

Pelo 2º ano consecutivo, ISA CTEEP é Top 10 da categoria Energia Elétrica e Renováveis no Ranking 100 Open Startups

Companhia ficou no Top 10 da categoria Energia Elétrica e Renováveis.

Saiba mais