Inovação

Vivemos um momento único da história, com mudanças cada vez mais aceleradas, principalmente quando consideramos os contextos ambientais e tecnológicos. Neste cenário, o setor de transmissão de energia está no centro da transição energética.

Para alcançar este objetivo, desenvolvemos programas de inovação que garantam o crescimento do negócio, aumentem a eficiência da transmissão de energia e criem oportunidades e maior rentabilidade para o negócio.

Conheça a estratégia de inovação da ISA ENERGIA BRASIL

Concretizar nossa estratégia vai além de operar, manter e expandir sistemas de transmissão de energia elétrica com excelência, também é investir em inovações que promovam o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e tragam valor aos nossos acionistas e demais stakeholders.

Para isso, buscamos diversificar nosso portfólio de inovação em diferentes áreas de oportunidade, pois são essenciais para o crescimento da nossa companhia, permitindo explorar, identificar e aproveitar possibilidades de evolução, ao passo que oferecem potencial para o desenvolvimento, crescimento ou melhorias.

Ícone Novos negócios Novos negócios
  • Armazenamento de energia
  • Novos negócios em energia
Ícone Core business Core business
  • Resiliência e confiabilidade dos ativos
  • Gestão ótima de projetos
  • Estruturação de ofertas e projetos
  • Produtividade na manutenção
Ícone Temas transversais Temas transversais
  • Segurança
  • Gestão socioambiental

A busca e adoção de ideias, processos ou tecnologias inovadoras impulsionam o desenvolvimento dessas áreas de oportunidade e trazem benefícios significativos para a companhia, seus acionistas e para a sociedade.

Como a ISA ENERGIA BRASIL direciona a inovação?

Em nossa busca incessante por excelência e inovação, reafirmamos nosso compromisso contínuo em antecipar as demandas e tendências do setor elétrico, promovendo a transformação por meio de estudos, avanços e inovações para nossa companhia, setor e sociedade.

Imagem de drone em operação junto a torre de transmissão

O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), é a nossa principal alavanca de inovação. Por meio dele, destinamos recursos a diferentes projetos desenvolvidos em parceria com universidades, centros de pesquisa e startups. Além disso, atuamos para fortalecer a nossa competitividade nos leilões, ampliar a geração de valor financeiro e impulsionar a cultura de inovação e empreendedorismo.

Imagem de drone sobrevoando linhas de transmissão

Inovação aberta

Nosso programa de inovação aberta promove o relacionamento com diversos atores do ecossistema (startups, universidades, institutos de pesquisa e outras empresas) e a formação de parcerias para identificar oportunidades e apresentar soluções que fortaleçam a geração de valor sustentável para a sociedade e o nosso negócio. Por meio da plataforma Bright Idea, lançamos desafios, capturamos e acompanhamos o desenvolvimento de novas ideias e projetos conectados à nossa estratégia de negócios.

Confira nosso desafio de inovação aberta
Torre de transmissão no entardecer

Predição de falhas em Isoladores Poliméricos

Buscamos soluções preditivas para monitoramento de isoladores poliméricos em linhas de transmissão energizadas de até 525 kV.

Acesse o desafio

Intraempreendedorismo

Na ISA ENERGIA BRASIL, os colaboradores são incentivados a participar dos processos de criação e aprender novas metodologias para aplicação de projetos inovadores em seu dia a dia.

Nesse contexto, foi lançado em 2023 o programa SINAPSE, que capacita grupos de colaboradores em metodologias ágeis para que possam atuar em iniciativas integradas de inovação tecnológica, otimização de processos, transformação digital e cultura ágil.

Além disso, temos uma plataforma de inovação aberta a todos os colaboradores que desejam explorar novos horizontes, fazendo parte do ecossistema de inovação do Grupo ISA. É possível compartilhar ideias, participar do desenvolvimento de projetos ou lançar desafios relacionados ao nosso negócio.

Reconhecimentos na área de inovação mostram que estamos no caminho certo

Nos últimos anos, o nosso compromisso com a inovação e o incentivo ao desenvolvimento do setor elétrico nos rendeu reconhecimentos importantes. Somos Top 10 do Ranking 100 Open Corps, na categoria Energia Elétrica e Renováveis, e recebemos o Prêmio Valor Inovação Brasil 2022. Saiba mais
Colaboradores em frente a terminal de trabalho


Confira como a ISA ENERGIA BRASIL está inovando

Projeto ISA ENERGIA BRASIL Subestações digitais - Pioneirismo no setor elétrico

Fomos a primeira empresa a lançar subestações digitais, com sistemas de controle e proteção centralizados, uso de novas tecnologias e conexões em fibra óptica

Saiba mais

Fomos a primeira empresa a lançar subestações digitais, com sistemas de controle e proteção centralizados, uso de novas tecnologias e conexões em fibra óptica

Em 2021, entrou em operação a subestação de Lorena (SP), que se tornou um marco no setor elétrico rumo ao desenvolvimento do conceito da Subestação 4.0. O projeto envolveu a aplicação de sistemas digitais com o uso de tecnologias como big data e conexões em fibra óptica.

A subestação, que tem capacidade para abastecer duas cidades do porte de São José dos Campos (SP), duplicou o abastecimento de energia para a região do Vale do Paraíba, que conta com um sistema redundante.

Saiba mais sobre a Subestação digital

Subestação de Lorena

Subestação 4.0

Já em 2023, lançamos a Subestação 4.0, em Jaguariúna (SP), com gerenciamento totalmente digital e centralizado.
A subestação dispõe de um sistema de proteção, controle, automação, monitoramento, comunicação e gerenciamento de ativos totalmente digital e centralizado.

Esse ativo integra o sistema elétrico de suprimento de cargas da região metropolitana de Campinas, e o reforço fortalece o atendimento a um importante polo produtor de tecnologia, telecomunicações, medicamentos e alimentação.

Subestação Lorena

Benefícios de uma subestação digital

  • Centralização dos sistemas de controle e de proteção, processados em uma robusta plataforma computacional unificada;
  • Proteção, controle, automação, monitoramento, comunicação e gerenciamento de ativos em um mesmo local, de forma simplificada, com redundância e confiabilidade;
  • Substituição dos cabos de cobre por fibra ótica => operação em uma rede inteligente e integrada, por meio de circuitos digitais para o tráfego de dados;
  • Uso de equipamentos menores em sua operação, o que possibilita a redução de 50% do espaço físico utilizado e uma menor geração de resíduos.


No futuro mais subestações da ISA ENERGIA BRASIL serão desenvolvidas no conceito digital.

Projeto ISA ENERGIA BRASIL Armazenamento de energia em bateria em larga escala do sistema de transmissão brasileiro

Iniciativa pioneira no Brasil representa um importante passo para o desenvolvimento de novos negócios

Saiba mais

Iniciativa pioneira no Brasil representa um importante passo para o desenvolvimento de novos negócios

Localizado em Registro (SP), o projeto consiste em sistemas de baterias com 30 MW de potência, capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas. Essa solução evita o acionamento de geradores a diesel (uso equivalente de 350 mil litros do combustível).

Além de menos poluente, ela não causa o mesmo ruído dos geradores e elimina o transporte de diesel para manter o contínuo abastecimento dos equipamentos, contribuindo também para a descarbonização do sistema. A previsão é que, em dois anos de operação, seja evitada a emissão de 1.194 toneladas de GEE (gases de efeito estufa).

Infográfico de armazenamento de energia em baterias

O pioneirismo nessa frente agrega vantagens competitivas para a nossa companhia, permitindo a participação no mercado emergente de armazenamento de energia. Segundo o estudo “Armazenamento em Baterias – Aplicações e Questões Relevantes Para o Planejamento”, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a expectativa é que o mercado global de armazenamento receba investimento de US$ 660 bilhões até 2040.


Armazenamento de energia em baterias
Armazenamento de energia em baterias
Projeto ISA ENERGIA BRASIL Integração de soluções para transmissão

Projeto que integra linhas de transmissão com trechos aéreos, submarinos e subterrâneos abre portas para construção de parques eólicos offshore e representa um marco para a construção de projetos de transmissão no Brasil

Saiba mais

Projeto que integra linhas de transmissão com trechos aéreos, submarinos e subterrâneos abre portas para construção de parques eólicos offshore.

A conclusão da IE (Interligação Elétrica) Biguaçu, em 2022, representa um marco para a construção de projetos de transmissão no Brasil. A principal inovação nesse projeto é a integração de linhas de transmissão com trechos aéreos, submarinos e subterrâneos.

O empreendimento reforça o fornecimento de energia para o município de Florianópolis (SC) e as cidades da região metropolitana, com uma linha de transmissão de 230 kV com dois circuitos de 28 quilômetros cada.

O segmento submarino tem 13 quilômetros e faz a travessia do continente até a ilha catarinense, tendo adotado técnicas construtivas para reduzir o revolvimento e a dispersão de sedimentos e garantir a restauração das condições morfológicas do leito na Baía Norte.

As soluções adotadas no projeto da IE Biguaçu ganham ainda mais relevância em um contexto de oportunidades para a construção de parques eólicos offshore, a partir da evolução e adequação do marco regulatório brasileiro. Com esse ativo, nossa companhia adquire ainda mais conhecimento para o desenvolvimento e operação de projetos de transmissão dessa natureza.

Integração de soluções para transmissão
Projeto ISA ENERGIA BRASIL Tecnologia avançada na inspeção das linhas de transmissão

Uso de drones para manutenção dos nossos sistemas traz mais segurança e confiabilidade, minimizando a necessidade de interrupção do serviço

Saiba mais

Uso de drones para manutenção dos nossos sistemas traz mais segurança e confiabilidade.

Com a tecnologia, minimizamos a necessidade de interromper a prestação do serviço de transmissão, reduzimos o tempo para a remoção de objetos ou corpos estranhos nas linhas de transmissão e diminuímos o tempo para realização de inspeções, bem como a exposição dos nossos colaboradores aos riscos associados ao trabalho em alturas.

A inciativa foi desenvolvida por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e integra o nosso Programa de inovação em Produtividade da Manutenção.

  • Drone incinerador
    Incinera objetos que caem nas linhas de transmissão e podem afetar o fornecimento de energia elétrica à sociedade, como balões e pipas. A tecnologia proporciona maior segurança para colaboradores e operação, além de reduzir em 80% o tempo para a remoção de objetos.
  • Drone lança cabos
    Usado na construção dos projetos para lançamento de cabos, evita a supressão de vegetação. A tecnologia oferece mais agilidade e segurança na construção e manutenção dos ativos.
  • Inspeção das faixas de servidão
    Tecnologia aumenta significativamente a precisão sobre a necessidade de podas de árvores próximas às linhas de transmissão, proporcionando mais eficiência e segurança.
  • Central de Análise de Imagens Digitais (CAID)
    Novo conceito e arquitetura para a digitalização das atividades de inspeção aérea dos ativos realizadas pelos drones. Ganhamos em aumento da segurança, já que substitui a escalada das equipes técnicas em torre e em eficiência.


CAID
Tecnologia avançada na inspeção das linhas de transmissão
Projeto ISA ENERGIA BRASIL Otimização no COT

Projeto contempla o tratamento de alarmes para apoio na identificação de anomalias em nosso sistema e propicia mais confiabilidade no Centro de Operações

Saiba mais

Mais confiabilidade no Centro de Operações

Projeto contempla o tratamento de alarmes para apoio na identificação de anomalias em nosso sistema. Com ele, temos:

  • Maior segurança e agilidade nas manobras para controle dos ativos;
  • Maior confiabilidade, produtividade e auditabilidade na execução de manobras coordenadas entre o Centro de Operação de Transmissão (COT) e as instalações.


Essa iniciativa conta ainda com o projeto de teleassistência na operação, que dota as subestações de recursos tecnológicos complementares, como videomonitoramento. Desta forma, há maior confiabilidade da operação via Centro de Operação, além de mitigação da necessidade de deslocamento até as subestações.

Imagem da sala do COT
Projeto ISA ENERGIA BRASIL ZACCX

Solução simplifica e otimiza a execução de instruções operacionais de forma segura, colaborativa e auditável entre centros de operação

Saiba mais
Projeto ZACCX

Sistema de comunicação entre manobras e operação

O Zaccx simplifica e otimiza a execução de instruções operacionais de forma segura, colaborativa e auditável entre centros de operação durante todo o ciclo de intervenções.

Saiba mais sobre a solução.


Benefícios da iniciativa

  • Redução de cerca de 20 chamadas telefônicas e 41% no tempo da execução de cada manobra.
  • O potencial de ganho estimado em R$1,4 milhão por ano, com foco na eficiência operacional na coordenação de manobras.


Imagem do COT
Projeto ISA ENERGIA BRASIL Medidor de Descargas Parciais

Melhorar a manutenção dos equipamentos energizados, desenvolvemos uma iniciativa promissora que permite a detecção de falhas a partir de descargas parciais.

Saiba mais

Por meio do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ‪ANEEL, desenvolvemos soluções para os principais desafios da companhia, que trazem diversos benefícios para o setor e para a sociedade.

Diante da necessidade de realizar essas medições diretamente no campo, sem as interrupções dos equipamentos energizados foi desenvolvida a solução do Medidor de Descargas Parciais.

A tecnologia permite a identificação de princípios de falhas, sem a necessidade de desligamento e contribuí para uma avaliação mais assertiva da condição dos ativos, aumentando a confiabilidade dos sistemas elétricos e minimizando a probabilidade de falhas e desligamentos


Medidor de Descargas Parciais
Projeto ISA ENERGIA BRASIL Dispositivos de Contenção de SF6

Uma dessas iniciativas foi concebida para conter as perdas de SF6, gás utilizado como isolante elétrico, sem realizar o desligamento das subestações. Os dispositivos implementados contribuíram para reduzir em 46% a emissão desse gás, que tem impacto no efeito estufa.

Saiba mais

Por meio do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ‪ANEEL, desenvolvemos soluções para os principais desafios da companhia, que trazem diversos benefícios para o setor e para a sociedade.

Uma dessas iniciativas foi concebida para conter as perdas de SF6, gás utilizado como isolante elétrico, sem realizar o desligamento das subestações. Os dispositivos implementados contribuíram para reduzir em 46% a emissão desse gás, que tem impacto no efeito estufa.

Dispositivos de Contenção de SF6
Cooperação com setor elétrico SIASE-T

Plataforma busca promover a digitalização e a otimização dos sistemas de informação utilizados pela ANEEL e pelas empresas reguladas

Saiba mais

Digitalização e otimização de sistemas para o segmento de transmissão no setor elétrico

Plataforma busca promover a digitalização e a otimização dos sistemas de informação utilizados pela ANEEL e pelas empresas reguladas, em seu processo de regulação e fiscalização. O foco é a redução de ambiguidades e redundâncias, para permitir um fluxo mais simples e acelerado dos processos entre as empresas, a agência e toda a sociedade.

Para atender à solicitação da ANEEL, desde 2022, lideramos este projeto no âmbito da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE) em cooperação com outras dez empresas de transmissão.

Cooperação com o setor elétrico Planejamento integrado e flexível de sistema de transmissão

Modelo maximiza a flexibilidade das redes de transmissão

Saiba mais

Modelo maximiza a flexibilidade das redes de transmissão

Iniciado em 2021, em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a metodologia desenvolvida, com o apoio de ferramentas computacionais, permite a realização de uma nova forma de planejamento da expansão do sistema elétrico nacional, tornando possível modelar as incertezas associadas a alta penetração de fontes de energias intermitentes.

Por meio delas, esse planejamento adapta-se às novas condições de operação demandadas por um novo sistema elétrico menos despachável e descentralizado.

Esse novo modelo de planejamento permite a priorização de um portfólio de tecnologias que maximizam a flexibilidade das redes de transmissão.