Conexão Jaguar

O programa Conexão Jaguar, coordenado pela ISA, é a nossa principal plataforma para potencializar a conservação da biodiversidade. Com o objetivo de contribuir para a proteção de onças-pintadas na América Latina, tem a ambição de proteger as florestas, por meio do fornecimento de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de projetos de conservação e restauração com parceiros locais.

Logo Conexão Jaguar
Conexão Jaguar

Ampliação do programa no Brasil

Aqui no Brasil, o Conexão Jaguar atua na proteção da onça-pintada, o maior felino das Américas, que desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio ecossistêmico. Com a parceria do Instituto Homem Pantaneiro, contribui para a proteção da biodiversidade do Pantanal, um dos biomas brasileiros mais ameaçados pelo desmatamento.

A estratégia é acelerar o mapeamento de áreas relevantes para a conservação da biodiversidade. Para isso, o programa fomenta projetos que remuneram o estoque de carbono natural mantido nessas regiões.

Serra do Amolar, Corumbá (MS)

Uma área de 135 mil hectares na Serra do Amolar, em Corumbá (MS), foi certificada para emissão de créditos de carbono do tipo REDD+ (mercado voluntário). A região sob gestão do IHP forma um importante corredor biológico para a onça-pintada e centenas de outras espécies de mamíferos, aves e répteis. A certificação concedida pela Verra, organização independente e sem fins lucrativos, permite a emissão e comercialização de 231 mil créditos de CO2 no mercado internacional, com potencial para evitar a emissão de aproximadamente 430 mil tCO2e até 2030.
Imagem de barco trafegando em um rio cercado de mata nas laterais


Visibilidade internacional reforça nosso compromisso

  • COP 28 - Dubai (Emirados Árabes Unidos)
    Assinamos um protocolo de intenções com o governo estadual de São Paulo. O objetivo é identificar áreas estratégicas para desenvolver projetos com foco na conservação da biodiversidade e na formação de corredores ecológicos. O protocolo tem vigência de 12 meses.
  • Cúpula da Amazônia
    O projeto foi destacado no evento internacional realizado em Belém (PA), em 2023, no painel sobre corredores ecológicos binacionais e o mercado voluntário de carbono.


Os números do Conexão Jaguar

Nove projetos certificados na América Latina Nove projetos certificados na América Latina
  • 5 projetos na Colômbia, 3 no Peru, 1 no Brasil
  • Meta 2030: 20 projetos certificados
854 mil hectares de corredores biológicos protegidos 854 mil hectares de corredores biológicos protegidos
  • Meta 2030: 400 mil hectares de corredores biológicos protegidos
6,7 milhões de potencial de emissões evitadas (tCO2e) 6,7 milhões de potencial de emissões evitadas (tCO2e)
  • Meta 2030: 9 milhões de potencial de emissões evitadas (tCO2e)
Imagem de escultura colorida de Jaguar, participante da Jaguar Parade

Jaguar Parade

A Jaguar Parade é uma intervenção artística urbana, que reúne obras de artistas locais e nacionais em uma exposição a céu aberto. A iniciativa chama a atenção para o nosso compromisso com a biodiversidade e a proteção das onças-pintadas, ameaçadas de extinção. A quarta edição da Jaguar Parade foi realizada em Florianópolis (SC), em 2023. No total, 50 esculturas foram expostas, sendo 28 assinadas por artistas convidados pela nossa Companhia. Após o evento, as esculturas são leiloadas e o valor arrecadado destinado a ONGs parceiras, que apoiam a causa.

Acesse o site

Entre em contato

Ficou interessado em fazer parte do Conexão Jaguar?

Cadastre seus projetos florestais no site do programa.

Acesse o site