É um orgulho ser a empresa pioneira no armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro. Energizamos o primeiro projeto do país, em 2022, na Subestação de Registro (SP), uma das responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no litoral Sul do estado de São Paulo.
Armazenamento de energia
Por que esta iniciativa é um marco para o Brasil?
A tecnologia é essencial para impulsionar a transição energética no país. Ela facilita a inserção de fontes renováveis ao compensar a variabilidade da geração de energia intermitente. Isso permite integrar as fontes eólica e solar ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, assim, reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
- A variabilidade das usinas eólicas e solares afeta a estabilidade e a segurança do sistema elétrico nacional.
- Ao contrário de hidrelétricas e termelétricas, essas fontes renováveis não são despacháveis, ou seja, não podem ser acionadas a qualquer momento.
- Com abundância de recursos eólicos e solares, o Brasil tem o potencial de se tornar líder global no desenvolvimento de inovações tecnológicas essenciais para a transição energética.
- O projeto é fundamental para o setor elétrico brasileiro.
- O sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala é a próxima fronteira tecnológica, contribuindo para a descarbonização, a descentralização e a digitalização do setor elétrico.
Inovação no setor de energia
O projeto, inovador para o setor de energia, atua como um laboratório para debates sobre armazenamento de energia. A resposta imediata e a flexibilidade das baterias são características essenciais para a rede de transmissão de energia, contribuindo para redução dos custos de operação e expansão eficiente do sistema.
Além disso, a solução é versátil e pode ser reutilizada em outras regiões do país que necessitem de reforço na infraestrutura energética.
O sistema de armazenamento em números
5mil m2 de área do projeto
250 empregos gerados (número aproximado)
60 MWh de capacidade
R$ 27 milhões de Receita Anual Permitida (valor aproximado)
2 milhões de pessoas beneficiadas
180 rack de baterias
1.194 toneladas de GEE evitadas em dois anos
R$ 146 milhões de investimento (ANEEL)
Entenda como funciona
Benefícios do sistema
- Evita a interrupção do fornecimento de energia devido ao excesso de demanda de carga. Após o início da operação do sistema, em 2022, aconteceram dois peak shavings, como é conhecido o processo de descarga de energia armazenada no sistema para reduzir o pico de carga e evitar a interrupção no fornecimento, nos dias 31 de dezembro do mesmo ano e de 2023.
- Contêiners modulares podem ser transportados para locais onde exista mais demanda de energia.
- O sistema evita a construção de novas linhas de transmissão, contribuindo com a diminuição do impacto ambiental.
- Permite a integração de novas fontes renováveis.
- Mais segurança, confiabilidade e sustentabilidade no fornecimento de energia à sociedade.