O Projeto Piraquê é o maior empreendimento greenfield em construção no setor de transmissão de energia no Brasil. Com um investimento de R$ 3,7 bilhões, esse projeto estratégico permitirá a expansão da capacidade de escoamento de 17,6 GW de energia renovável no norte de Minas Gerais, contribuindo diretamente para a transição energética do país.
Arrematado no Lote 3 do Leilão de Transmissão nº 01/22 (Aneel), o Projeto Piraquê envolve a construção de 947 km de linhas de transmissão entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a criação de mais de 7 mil empregos e um investimento robusto de R$ 3,7 bilhões. A liderança feminina na gestão do empreendimento é outro diferencial relevante, destacando a inclusão e diversidade no setor elétrico.
A previsão de energização para setembro de 2027 marca um horizonte promissor para o fornecimento de energia confiável e eficiente na região.
Porque o projeto se chama Piraquê?
Rio Piraquê Açu, no município de Aracruz correm vários rios de porte, sendo o principal o Rio Piraquê Açu, que nasce na Florestal do IBAMA (Reserva Ecológica da Nova Lombardia ou Augusto Ruschi) a uma altitude de 1000m. no município de Santa Tereza, passa por João Neiva, alcançando o Município de Aracruz pela localidade de Santa Maria, onde há uma barragem que foi utilizada para obtenção de energia elétrica. O Rio Piraquê Açu é a principal fonte de abastecimento de água para a região e dele dependem cerca de 140.000 pessoas.
A bacia do rio Piraquê representa a maior área de manguezais por município do estado do Espírito Santo ocupando posição de destaque. A área se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade têm grande importância para a sociedade local, em especial as de ordem social, no fornecimento de alimentos na preservação das características gastronômicas na geração de renda e ser ponto de exploração turística.
Entre em contato com a ISA ENERGIA BRASIL